Casa de Recuperação e Benefícios Bezerra de Menezes

Blog da Família

Tudo o que fizerdes a um destes pequeninos, é a mim que fareis. — Jesus

A IMPORTÂNCIA DE LER
PARA AS CRIANÇAS

Na atualidade é muito comum observar as crianças expostas a vários estímulos provenientes de recursos tecnológicos tais como televisão, smatphones, tablets. Com frequência, vemos até mesmo bebês assistindo aos filmes por meio de tablets, distraindo-se nos restaurantes enquanto seus pais fazem suas refeições. Pode ser cômodo para seus pais e responsáveis, mas o resultado pode ser catastrófico.

Goethe, famoso escritor alemão, afirmou que “ler é a arte de desatar nós cegos”. Nós, espíritas, sabemos que cada espírito reencarnante é um ser em evolução e, na qualidade de pais e responsáveis, temos a missão de ajudá-los nessa empreitada. “Toda criança é um mundo espiritual em construção ou reconstrução, solicitando material digno a fim de consolidar-se.” (André Luiz, Sinal Verde, 45. ed., p. 38).

O que nossas crianças consomem, desde sua tenra idade, cabe a nós orientarmos. Não somente no que diz respeito ao alimento do corpo, mas também ao do espírito.

São muitas as vantagens de se ler para as crianças, e vamos citar aqui apenas algumas:

Mergulhar em histórias, sejam de ficção ou não, é parte do desenvolvimento infantil e permite que as crianças lidem melhor com suas realidades internas emocionais, de acordo com os sentimentos passados pelas histórias.

Em um estudo conduzido pela Fundação Nacional de Leitura Infantil dos Estados Unidos comprovou-se que crianças em contato com os livros desde bebês se tornam adultos mais confiantes e preparados não apenas para os estudos, mas para a vida como um todo.

É muito importante que os pais ou responsáveis escolham e leiam antes o material a ser apresentado, preparem um espaço para esse momento, criem uma atmosfera em sua própria casa. Busquem fazer com que esse momento seja prazeroso para todos. Também neste caso é importante “dar o exemplo”. Não adianta criar o hábito de ler no filho se os próprios pais ou responsáveis não fazem o mesmo.

Chico Xavier, o venerável médium, durante sua trajetória mediúnica deixou para a humanidade o mais precioso legado, que são os livros espíritas e, como parte integrante, os clássicos infantis, entre os quais destacamos:

A obra infantil psicografada por Chico Xavier é como joia rara para todos os que se preocupam com o processo educativo da criança, conscientes das verdades trazidas pela codificação espírita, quanto à importância desse período para a reeducação do espírito

“Uma vida se faz de histórias, as que vivemos, as que contamos e as que nos contam” (Corso e Corso - 2006, p. 23). Que possamos ampliar as experiências das nossas crianças, unindo-nos cada dia mais a elas, contribuindo dia após dia para o seu desenvolvimento não só intelectual, mas primordialmente, espiritual.

Na biblioteca da nossa Casa há um espaço preparado com muito amor com diversas publicações destinadas ao público infantil. Faça uma visita! Aproveite o embalo e conheça também, aqui mesmo em nosso site, nossas Sugestões de Leitura.

Conheça as nossas Sugestões de Leitura.

Veja também as mensagens anteriores desse espaço no Arquivo do Blog da Família.