Casa de Recuperação e Benefícios Bezerra de Menezes

Blog da Família

Tudo o que fizerdes a um destes pequeninos, é a mim que fareis. — Jesus

PRIVACIDADE ADOLESCENTE
E OS RISCOS DA INTERNET

Um sinistro jogo viral tem causado alarme no mundo todo. É o jogo da Baleia Azul, disputado pelas redes sociais, que propõe desafios macabros aos adolescentes, como bater fotos assistindo a filmes de terror, automutilar-se, ficar doente e, na etapa final, cometer suicídio.

Outros jogos e ameaças entram em nossas casas e alcançam os nossos filhos a qualquer hora do dia, pela tela do computador ou dos smartphones sem que percebamos. O mundo virtual vai, progressivamente, confundindo os seus limites com o mundo real na vida diária de nossas crianças e adolescentes. A internet, o telefone celular e muitos novos equipamentos de tecnologia da informação vão transformando os comportamentos e as formas de se relacionar com a família, com os amigos e com as novas possibilidades de viajar pelo mundo sem sair de casa.

As recomendações para as famílias são: monitorar o uso da internet, frequentar as redes sociais dos filhos, observar comportamentos estranhos e, sobretudo, conversar e conscientizar os adolescentes a respeito das consequências de práticas que nada têm de brincadeira.

Não devemos nos alarmar. No entanto, também não devemos “deixar a vida nos levar”. Os jovens precisam da internet para estudar, há muitos bons conteúdos na internet. Tudo é simplesmente uma questão de escolha. “Liberdade vigiada” é um bom caminho. Conversar com os filhos sobre os riscos e malefícios dos jogos virtuais e os cuidados que devemos ter ao nos comunicarmos pela internet são os primeiros cuidados que devemos ter. Isso exige uma aproximação entre pais e filhos que será também benéfica para suas relações.

Essas recomendações são fundamentais, mas também é bom os pais ficarem atentos aos demais sinais comportamentais dos seus filhos. Crianças e adolescentes ainda estão em fase de formação e é missão dos pais e responsáveis ajudá-los nesse processo. Uma das principais causas dos jovens sucumbirem ao vício da internet, aos jogos virtuais danosos e ao risco da sua autodestruição é justamente a depressão. Os jovens com sintomas de depressão são os mais passíveis de serem aliciados para esse tipo de prática.

Ficar atentos aos sinais comportamentais dos filhos pode ajudar a identificar se a criança ou jovem apresenta características de depressão. A depressão retira a alegria de viver. Conhecedores que somos de sermos espíritos eternos, é muito importante que, como pais, estejamos atentos às características depressivas de nossos filhos que comumente são: o desencanto com os amigos, o desânimo no cumprimento do dever, sentir-se inútil, baixa tolerância às frustações, irritabilidade sem causas conhecidas, entre outras. Dessa forma, os jovens buscam viver na internet a vida que não conseguem no plano real. O agravamento de problemas mentais, assim como o aumento das frustrações, angústias e decepções pode facilitar a dependência no mundo virtual. Passam a viver uma realidade paralela e, consequentemente, afastam-se cada vez mais do contato social e familiar.

Se for identificada a depressão é preciso que em primeiro lugar queiramos nos curar. É preciso nos aproximarmos de nossos filhos e mostrarmos que estamos com eles, sempre. Que se sintam amados e protegidos e que eles mesmos, com a nossa ajuda, consigam perceber a sua necessidade de cura. Para tanto têm que reconhecer e admitir que estão doentes e que precisam de ajuda. A depressão é um sintoma que nos diz que não estamos nos amando como deveríamos. O caminho para sairmos dela é preencher este vazio com a recuperação da autoestima e do amor em todos os sentidos.

Primeiro, procurando nos conhecer e nos analisar, com o intuito de nos descobrirmos, sem nos julgarmos, sem nos punirmos ou nos culparmos. E depois, nos aceitarmos como somos, com todas as nossas limitações, mas sabendo que temos toda potencialidade divina dentro de nós, esperando para desabrochar como sementes de luz. Isto nada mais é do que desenvolver a fé em si e no criador, sentimento este que transforma e que nos liga diretamente a Deus.

Procurar praticar atividades físicas regulares, como a caminhada, um esporte, um lazer. Lidar com animais, atividades criativas como a pintura, tocar um instrumento, ler... Estas são atitudes que muito ajudarão às famílias a reencontrarem o equilíbrio e a harmonia interior. Manter sempre o bom humor. A mente parada começa a criar pensamentos negativos, que se assemelham a lixos amontoados dentro de casa. A terapia contra a depressão se baseia no amar e no servir, se envolvendo em trabalhos úteis e no serviço do bem. Dificilmente conheceremos um deprimido, entre aqueles que trabalham a serviço do bem. Com estas atividades, estaremos desviando nossa mente dos pensamentos deletérios.

A oração é um recurso indispensável no processo de recuperação. Através dela estabelecemos sintonia com a Espiritualidade Maior, facilitando o caminho para que nos inspirem e revigorem nossas energias. Não nascemos para sofrer. A vontade de Deus é a nossa alegria e a nossa felicidade. Se sofrermos é por nossa causa. Os nossos problemas e nossas dificuldades devem ser interpretados como instrumentos para nossa evolução. O melhor aprendizado é aquele que tiramos de nossa própria vida.

Não devemos abandonar a medicina da Terra. Dentro dos seus limites e da sua capacidade, ela pode nos ajudar através de medicamentos que diminuem os sintomas da depressão. Mas remédio nenhum pode tocar nosso Espírito. Necessário se faz que busquemos o auxílio psicológico. Será somente através de nossa reforma íntima que poderemos alcançar a cura da depressão.

Mas, o melhor tratamento para a depressão é o conjunto de ensinos trazidos por Jesus. A mensagem evangélica que Jesus nos trouxe e que foi legada à humanidade pelos escritos que constituem o novo Evangelho é o mais poderoso e eficaz remédio para a cura da depressão. Através do perdão, do trabalho produtivo em benefício do próximo, da solidariedade e do amor poderemos alcançar a cura, não apenas da depressão, mas de todos os nossos males.

Finalmente, insistimos mais uma vez: pais, pratiquem o Evangelho no Lar! O Evangelho no Lar é uma prática ensinada pelo próprio Mestre Jesus, com a qual formamos as defesas magnéticas da nossa casa, impregnando o ambiente espiritual das energias positivas que desestimulam toda ação maléfica. É uma verdadeira segurança espiritual que passa a funcionar em benefício de toda a família.

Veja também as mensagens anteriores desse espaço no Arquivo do Blog da Família.