Casa de Recuperação e Benefícios Bezerra de Menezes

Destaque da Semana

A Verdade, para triunfar e ser aceita, tem primeiro que se chocar com as contradições dos homens. — J.B.Roustaing

EURÍPEDES BARSANULFO E O LEGADO DA EDUCAÇÃO ESPÍRITA

Quem tem a chance de viajar pelo Brasil e visitar instituições espíritas pode se deparar, em muitas delas, com escolas espíritas. São escolas particulares, normalmente vinculadas a um centro ou casa espírita, mas gratuitas, apesar de contar com professores e funcionários profissionais, assalariados.

Essas escolas são o produto do esforço e do sacrifício de alguns valorosos irmãos de ideal, em prol da educação de qualidade universal. Em todas elas predominam instalações simples, sóbrias, desprovidas de qualquer luxo ou excesso, mas o ambiente é sempre de ordem, de paz, de amor e respeito ao próximo, propício à verdadeira educação moral e à formação da cidadania.

Quem dera, um dia, cada centro espírita possa implementar uma iniciativa dessa natureza, prestando todos, em conjunto e solidariamente, um dos serviços mais importantes para a transformação de nossso país na Pátria do Evangelho, no coração do mundo, seu destino, sua vocação.

Precisamos, para que tal aconteça, divulgar mais, conforme devido e merecido, o nome de Eurípedes Barsanulfo, o grande pioneiro da Educação Espírita.

Por isso o elegemos, este mês, como o nosso homenageado.

Transcrevemos, abaixo, um pouco de sua biografia, destacando principalmente a fundação do Colégio Allan Kardec, certamente o seu maior legado, sem nenhum demérito a todos os exemplos de bondade e lucidez espiritual que nos deixou como herança...

Eurípedes Barsanulfo, um dos mais respeitados nomes do Espiritismo no Brasil, nasceu em Sacramento (MG). a 1º de maio de 1880. Foi professor, jornalista, político, médium notável e espírita convicto. Deixou como principal legado seus exemplos como verdadeiro homem de bem...

Ainda jovem, destacou-se por ser muito estudioso e compenetrado. Foi, por esse motivo, convidado por seu professor para dar aulas aos próprios colegas. Tornou-se secretário da Irmandade de São Vicente de Paula, pela facilidade com que se colocava como líder e comunicador, tendo participado também ativamente da fundação do jornal Gazeta de Sacramento e do Liceu Sacramentano.

Foi através de um tio que Eurípedes tomou conhecimento dos fenômenos espíritas e das obras de Kardec. Acabou por converter-se totalmente ao Espiritismo. Como continuava a lecionar, decidiu incluir aulas sobre a Doutrina na sua disciplina. A reação veio de imediato, repleta de preconceito e intolerância da parte dos pais e de muitas outras pessoas da cidade. Diante de sua insistência em continuar a propagar o Espiritismo, os alunos foram sendo retirados dpo colégio, um a um.

Sob pressão, Eurípedes mudou-se para uma cidade vizinha. Justamente nessa época desabrocharam nele várias faculdades mediúnicas, em especial a de cura, despertando-o para a vida missionária. De volta ao trabalho em Sacramento, começou a atrair centenas de pessoas da região. A todos Eurípedes atendia com paciência e bondade, através dos benfeitores espirituais. Jamais esmorecia e, humildemente, seguia seu caminho de médium curador, animado do mais vivo idealismo. Em 1905 Eurípedes fundou o Grupo Espírita Esperança e Caridade, apoiado pelos irmãos e alguns amigos, passando a desenvolver tanto trabalhos no campo doutrinário, como na assistência social.

Em 1º de abril de 1907 fundou o lendário Colégio Allan Kardec, que se tornou verdadeiro marco e ficou conhecido em todo o Brasil. Funcionou ininterruptamente desde a sua inauguração, com a média de 100 a 200 alunos, até o dia em que foi obrigado a fechar devido à epidemia de gripe espanhola.

Conta-se que, certa vez, Eurípedes protagonizou uma cena inesquecível diante de seus alunos: caiu em transe em meio à aula e, voltando a si, descreveu a reunião havida em Versailles, França, logo após a Primeira Guerra Mundial, dando os nomes dos participantes e a hora exata da reunião em foi assinado o célebre Tratado.

Sua presença fortaleceu de tal forma o movimento espírita que o clero católico, sentindo-se atingido, passou a desenvolver uma campanha difamatória contra ele. A situação chegou a um ponto que, desesperados, mandaram vir de Campinas (SP) o reverendo Feliciano Yague, famoso por suas pregações, para que houvesse uma discussão em praça pública entre os dois. Eurípedes aceitou, sem perder a confiança e a fé.

No dia marcado, o padre iniciou suas observações diante da plateia de curiosos, insultando o Espiritismo como sendo "a doutrina do demônio”. Eurípedes aguardou serenamente sua vez. Iniciou sua parte com uma prece, pedindo paz e tranquilidade, e, em seguida, defendeu os princípios nos quais acreditava com racionalidade, lógica e calma. Ao terminar, Eurípedes aproximou-se do padre e abraçou-o, com sinceridade e sentimento, surpreendendo a todos. A plateia ficou perplexa e o momento entrou para a história.

Eurípedes seguiu com dedicação até o último instante de sua vida, auxiliando centenas de famílias pobres. É, ainda hoje, e cada vez mais, A GRANDE REFERÊNCIA PARA A FUNDAÇÃO DE EDUCANDÁRIOS ESPÍRITAS, EM TODO O PAÍS. Desencarnou em 1º de novembro de 1918, com apenas 38 anos, rodeado de parentes, amigos e discípulos. Deixou vastos exemplos de persistência, fé e serviço ao próximo, que para sempre irão nos inspirar, pelo que, para nós, foi e será sempre... SAL DA TERRA. (Fonte: Folha Espírita – adaptado)