Casa de Recuperação e Benefícios Bezerra de Menezes

Destaque da Semana

A Verdade, para triunfar e ser aceita, tem primeiro que se chocar com as contradições dos homens. — J.B.Roustaing

UMA PONTE NO TEMPO:
A VOZ E O TALENTO
DE NEWTON BOECHAT

Partiu para a pátria espiritual, em 22 de agosto de 1990, este grande amigo de nossa Casa e em particular de nosso fundador e orientador geral Azamôr Serrão.

Newton Boechat nasceu na cidade de Apiacá, no interior do Espírito Santo, a 25.07.1928. Alfabetizou-se em sua cidade, mas aos dez anos passou a estudar na cidade de Santo Antônio de Pádua, no Estado do Rio de Janeiro, onde concluiu o curso secundário. A essa altura também iniciava-se sua formação espírita, pois seu avô, Júlio Boechat, era médium de cura e dirigente de reuniões espíritas.

Aos 17 anos transferiu-se para Belo Horizonte, para estudos superiores das línguas neolatinas. Ao mesmo tempo permaneceu atuante no Movimento Espírita Mineiro, logo iniciando visitas constantes a Pedro Leopoldo, relacionando-se com Chico Xavier e o Dr. Rômulo Joviano. Nesta época, foi convidado pelo famoso médium mineiro a falar nas reuniões públicas do Centro Espírita Luiz Gonzaga, enquanto Chico psicografava. Newton revezava-se neste mister com Henrique Rodrigues, que veio se tornar um dos mais conceituados pesquisadores e conferencistas espíritas. Da mesma forma, quem poderia afiançar que o jovem Newton tornar-se-ia um dos mais brilhantes, inspirados e produtivos oradores. Só mesmo um médium seguro como César Burnier o faria, como o fez, prevendo a trajetória de Newton Boechat como excepcional tribuno até mesmo além das fronteiras nacionais.

Realizou cerca de 7 mil palestras em todo Brasil; na América do Sul fez conferências no Paraguai, Uruguai e Argentina. Também na Europa, na década de 70, falou em Portugal, Espanha, Itália e França.

Escreveu diversas obras, muitas das quais em parceria com o prezado amigo, Dr. Gilberto Perez Cardoso: "Ide e Pregai", "O Espinho de Insatisfação", "Do Átomo ao arcanjo" e "Na Madureza dos Tempos".

O Orientador Geral de nossa Casa, Azamôr Serrão, era admirador empolgado do verbo escorreito, da conceituação objetiva, imagens vivas e profundas, carregadas de intensa força magnética contidas nas palestras de Newton. Tanto que, a seu convite, foram inúmeras as palestras que deleitaram os frequentadores da rua Dezenove de Fevereiro e, por ocasião da inauguração de nossa sede própria, em 29 de agosto de 1973, foi ele o palestrante escolhido, proferindo o edificante tema: "Aspectos da Crucificação e Ressurreição de Jesus".(Ouça abaixo)

Portanto, entre nós, Newton Boechat é SAL DA TERRA!

(Arquivos gentilmente cedidos pelos amigos Jorge Damas Martins e Pedro Silveira Martins, autores da obra "Paulo e Herodes - A palavra vibrante de Newton Boechat")

"Aspectos da Crucificação e Ressurreição de Jesus" - Parte 01

"Aspectos da Crucificação e Ressurreição de Jesus" - Parte 02

"Aspectos da Crucificação e Ressurreição de Jesus" - Parte 03

"Aspectos da Crucificação e Ressurreição de Jesus" - Parte 04

"Aspectos da Crucificação e Ressurreição de Jesus" - Parte 05

"Aspectos da Crucificação e Ressurreição de Jesus" - Parte 06



Veja também: