Casa de Recuperação e Benefícios Bezerra de Menezes

Blog da Família

Tudo o que fizerdes a um destes pequeninos, é a mim que fareis. — Jesus

REFLETINDO SOBRE O MEDO

O medo é um sentimento que nos causa muita angústia e inquietação quando estamos diante de um perigo real, um perigo imaginário ou uma ameaça. É um sintoma que decorre da insegurança em face das diversas situações da vida.

O medo gera desorganização emocional e psíquica, gerando doenças por somatização destes fatores. Ele desfigura e entorpece a realidade. Agiganta e avoluma insignificâncias, produzindo fantasmas onde apenas suspeitas se apresentam.

Mais importante do que pensar e repensar as causas do medo é a atitude saudável, ante uma conduta existencial tranquila, pelo fruir cada momento em plenitude, sem se preocupar com as memórias do passado nem com o futuro. A existência humana deve transcorrer dentro de um esquema atemporal, sem passado, sem futuro, num interminável presente.

O medo impele as pessoas a conectarem-se com outras mentes desencarnadas que lhes inspiram e sugerem a fuga, algumas vezes perigosas através das drogas, da bebida, do comportamento exagerado. É extremamente importante vigiarmos os nossos pensamentos pois “semelhante atrai semelhante” e devemos prestar atenção ao que nós queremos atrair.

Joanna de Ângelis nos esclarece que o antídoto para o medo são as informações trazidas pelo espiritismo: a certeza da reencarnação, a certeza de que estamos realizando experiências, praticando para aprender melhor e de que a vida terrena não é mais do que um longo dia perante a eternidade da real vida do espírito.

O combate ao medo se faz por meio da fé em conjunto com a terapia oferecida pelo trabalho fraternal, o culto do Evangelho no Lar, o pensamento otimista e o recolhimento na prece, junto com o uso da água magnetizada e do passe. Com a certeza da imortalidade, de que somos filhos de Deus e Ele nunca nos desampara.

O culto do Evangelho no Lar educa nossos espíritos nas verdades divinas e ensina-nos a agir e tomar atitudes moralmente éticas e cristãs. É o Evangelho de Jesus que nos traz lições de otimismo vivo, o fator psicológico capaz de renovar nossos padrões de comportamento, impedindo que o medo, a depressão e a angústia se instalem. Com o Evangelho no Lar criamos um campo magnético de proteção ao nosso lar e aos demais que nos rodeiam, pois o teor vibratório permitirá a sintonia com espíritos que estejam na mesma faixa energética.

O universo é um mar imenso de ondas energéticas. O esforço pelo pensamento positivo permitirá a cada um de nós mantermos nossas mentes em condições de equilíbrio vibratório e emocional para que não nos conectemos com as faixas vibratórias menos elevadas e possamos atrair sempre os fluidos benéficos que nos manterão sempre em equilíbrio.

A frequência ao Centro Espírita esclarece nossa mente e a mente daqueles espíritos que nos acompanham. Nos educamos e educamos também os outros que por afinidade conectam-se a nós.

A água fluidificada e o passe são os bálsamos espirituais que auxiliam a cura e fortalecem o nosso espírito.

Assim, quando o medo tentar nos dominar, devemos pensar que reencarnamos para triunfar. Triunfar sobre nós mesmos! E para isso precisamos vigiar e orar.

O Evangelho foi, é e sempre será o remédio mais eficaz para qualquer situação, tornando-se a única proteção contra os desequilíbrios.

Em resumo, queridos irmãos, é o Evangelho estudado e praticado que nos dará a força e a coragem para prosseguir sem medo, pois lá está escrito: “Espíritas!, amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segundo.” - O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VI, item 5.

Conheça as nossas Sugestões de Leitura.

Veja também as mensagens anteriores desse espaço no Arquivo do Blog da Família.