Casa de Recuperação e Benefícios Bezerra de Menezes

Blog da Família

Tudo o que fizerdes a um destes pequeninos, é a mim que fareis. — Jesus

O LADO MAU DO LOBO MAU

É comum vermos, ainda nos dias de hoje, crianças com medo do Lobo Mau. Na correria do dia a dia, ele é um grande “aliado” dos pais na lida com as crianças, pois, com o medo do Lobo Mau, elas se acalmam e se tornam obedientes em alguns momentos específicos.

O que os pais e os responsáveis não conhecem é a má consequência emocional que o “lobo salvador” (do ponto de vista deles) tem na psique infantil.

Quando falamos para uma criança que o Lobo Mau está embaixo da cama, dentro do armário ou em algum cômodo da casa, estamos plantando uma semente de medo no emocional da criança e esse sentimento, uma vez alimentado, será usado por ela em futuras tomadas de decisão.

O medo nos aprisiona e corrói a nossa confiança na bondade de Deus. É a causa principal de grande parte das doenças psíquicas, como a depressão, por exemplo, fazendo as pessoas se esconderem, se isolarem e viverem numa incerteza constante. Então, por que alimentar um sentimento que não traz nada de positivo para as crianças?

É na infância que a inteligência emocional é desenvolvida. Queremos que nossos filhos cresçam com saúde e se tornem cidadãos de bem. Para isso, devemos dar a devida importância ao emocional, pois é ele que, alimentado na infância, rege as tomadas de decisão de um adulto.

No grupo Coral da nossa Evangelização Infantil - que recebe crianças de 2 a 5 anos -, trabalhamos com contos e histórias infantis de moral elevada e atividades de pintura e colagem, que têm o objetivo de fixar o conteúdo das histórias, as quais sempre têm relação com a Doutrina Espírita, o cuidado para com o corpo, a amizade e o amor ao próximo.

Durante as atividades, fazemos o acolhimento das crianças, ensinando com amor nas palavras e nos gestos. Mais importante do que a mensagem a ser transmitida, é a forma como a transmitimos, sempre de maneira amorosa e acolhedora, incentivando o trabalho em conjunto, momento em que a criança aprende a lidar com as outras, apesar das diferenças individuais de cada uma delas. Ao término das atividades propostas, fazemos elogios a cada criança, individualmente, fortalecendo, assim, a sua autoestima.

Uma mensagem positiva falada de forma ríspida é acolhida como uma mensagem negativa.

É importante prestar atenção em quais sementinhas vocês - queridos pais e responsáveis - estão cultivando em suas crianças. Sementes de medo ou de amor? Sementes de inferioridade ou de elevação da autoestima?

É fundamental elogiar, abraçar e dedicar tempo com qualidade para nossas crianças, refletindo sobre o impacto emocional que as palavras e ações exercem sobre elas.

Vamos ajudar a formar uma nova geração de adultos emocionalmente inteligentes, contribuindo, assim, para um mundo melhor.

E para vocês - queridos pais e leitores - terminamos o texto com uma mensagem do patrono de nossa Casa, Bezerra de Menezes, na obra Recados do Meu Coração, de José Carlos de Luca:

“O amor acalma e dissolve as tensões. O amor alegra e tonifica o coração. O amor vitaliza e fortalece as células de defesa do organismo. O amor traz a esperança e recupera as células esgotadas. Somente o amor dá sentido à vida e faz com que aquele que ama tenha fortes razões para continuar vivendo através da alegria em servir ao próximo. Recordemos as sábias palavras de Paulo, em sua carta aos Coríntios: ‘O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.’ Que excelente terapia temos às mãos, filhos, através das palavras paulinas, adequadas para todos os problemas diários”.

Veja também as mensagens anteriores desse espaço no Arquivo do Blog da Família.

Procurando por obras espíritas relacionadas à Educação e Família? Conheça as nossas Sugestões de Leitura.