Casa de Recuperação e Benefícios Bezerra de Menezes

Blog da Família

Tudo o que fizerdes a um destes pequeninos, é a mim que fareis. — Jesus

ENTREVISTA INICIAL - CONT.

3) E como se dá o papel das famílias nesse processo?

Mário: Nós costumamos dizer que os verdadeiros evangelizadores das crianças são os pais ou responsáveis pela educação delas. A melhor evangelização que podemos ter é dentro da própria família. E o papel do pai, da mãe, do tio, da tia, da avó, do avô é ser modelo de comportamento, de caridade, de tudo aquilo que pregamos no Centro Espírita. A família como um todo é o melhor exemplo e a criança vai aprender por meio desse exemplo e não apenas com as palavras, histórias, músicas, vídeos, com todos os recursos pedagógicos que pudermos usar. Os pais e responsáveis têm o melhor recurso pedagógico que existe, que é o exemplo. O seu papel é central. Podemos dizer que a base da evangelização, os melhores resultados do trabalho acontecem a partir da evangelização dos pais e responsáveis e do modelo que eles são para os seus filhos. A presença da família, todos os sábados, trazendo os seus filhos à nossa Casa, participando, se envolvendo e sempre buscando aplicar todos os preceitos que aprendemos nas palestras dentro da vida cotidiana do lar é fundamental. Porque essa é a melhor maneira de aprender; os pequenos aprendem através do exemplo.

Evaldo: Como já falei anteriormente, o papel primordial da família, a meu ver, é o de trazer as crianças para a Casa e, principalmente, por meio de bons exemplos, mostrar como devemos nos comportar, porque a melhor maneira de ensinar é dando bons exemplos.

4)Como vocês veem a Evangelização da nossa Casa nos próximos cinco anos?

Mário: Eu vejo que já existe a semente de um trabalho. Já há uma estrutura, um pensamento da própria Casa no sentido de valorizar o trabalho da Evangelização, seja a Infantil ou a Mocidade. Não imagino outra coisa a não ser a continuação do trabalho, sempre agregando novos trabalhadores, novas experiências, novas ideias. A chegada de novas crianças é sempre uma expectativa grande. Nós as recebemos com muito carinho e é muito importante o trabalho HOJE, pensarmos no melhor que pudermos fazer HOJE. Desejo sempre o melhor, que cheguem mais crianças, mais evangelizadores e que estejamos cada vez mais e melhor preparados para cumprir o nosso papel de formiguinhas. Somos verdadeiras formiguinhas nesse trabalho que vem do Alto. O trabalho vem com a inspiração da Espiritualidade e, graças a Deus, estamos tendo a oportunidade de realizá-lo com todo amor e da melhor maneira possível.

Evaldo: Tenho certeza de que a evangelização nos próximos cinco anos terá evangelizadores ainda mais bem preparados do que hoje. Trabalho com crianças de sete e oito anos, e atualmente, elas chegam muito mais preparadas. Temos observado que a base está sendo cada vez melhor; já não se assustam mais com espíritos ou mesmo com o tema da morte. Acredito que seja devido ao momento do nosso planeta, que está passando por uma grande transformação.

5) Quais são as orientações dos Mentores da Casa em relação à Evangelização?

Mário: Talvez a principal orientação que os nossos Mentores nos têm transmitido nos últimos tempos seja a de unificar a Evangelização, a de formar um só corpo de evangelizadores, seja na Evangelização Infantil ou na Mocidade. Acolher com amor e carinho todos os jovens, crianças e familiares que chegarem à nossa Casa. Receber todos de braços abertos, estimulando a autoevangelização dos evangelizadores e a educação espírita, dentro de uma Pedagogia Espírita muito bem traçada e planejada por nós e sempre com a orientação do Alto, para que possamos ver a cada dia a caminhada dessas crianças e jovens que, futuramente, como planejam também nossos Mentores, serão os futuros médiuns e trabalhadores da Casa. É isso que esperamos e trabalhamos para que essas ideias sejam corretamente aplicadas.

Evaldo: Além da orientação dos Mentores a respeito da evangelização como sendo única, desde a Infantil até a Mocidade, cabe frisar que, se conseguirmos fazer um bom trabalho, estaremos preparando essas crianças e jovens para serem os adultos do futuro e, dessa forma, ajudando o Brasil a realmente se tornar o Coração do Mundo e a Pátria do Evangelho. O que não é um determinismo e, sim, uma possibilidade. Temos de fazer a nossa parte e fazer por onde merecer. A evangelização, com a orientação das crianças e jovens para que trilhem o caminho do bem, pode evitar o sofrimento no futuro. É importante ressaltar que na Noite da Saudade - que acontece nos segundos sábados de cada mês - estamos recebendo várias mensagens alertando sobre a importância do trabalho da evangelização de crianças e jovens e quanto à necessidade de que os pais e os responsáveis se esforcem para que essas crianças e jovens venham à nossa Casa a fim de absorver os conhecimentos da Doutrina Espírita. Quem tem uma religião, pensa duas vezes antes de fazer uma bobagem. Evangelizar é muito gostoso e eu fico muito contente por estar aqui durante todo esse tempo e perceber que as famílias estão ficando mais alegres e animadas. Fico muito feliz por participar desse grupo e perceber o interesse de todos em acertar.

(VOLTAR)