Retrato de Bezerra de Menezes

Casa de Recuperação
e Benefícios
Bezerra de Menezes

Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da humanidade. - Allan Kardec

Conheça também e inscreva-se
em nosso Canal de vídeo

Logo do Youtube

BAÚ DO AZAMOR


(COLEÇÃO DE ALGUMAS PÉROLAS PRODUZIDAS PELA MEDIUNIDADE DE AZAMOR SERRÃO)


RAIOS DE LUZ EM TEU CAMINHO

Ilustração - raios de luz descendo do altoCom que alegria divulgamos a série “Raios de Luz em Teu Caminho”, de autoria de um dos mentores de nossa Casa – Ali Omar – psicografada pelo Orientador Geral de nossa Casa, Azamôr Serrão. Divulgamo-la, aqui, na esperança de que um número ainda maior de irmãos encontre, na suas pequenas e valiosas máximas, o caminho de uma vida mais feliz.

“Vive uma semana alegre e feliz, ponde em prática as máximas indicadas para cada dia. Ao levantar-te, antes de iniciar as tuas tarefas diárias, faz a prece “O CAMINHO DA FELICIDADE" com o firme propósito de a cumprir. Põe em prática, até às 12 horas, a primeira máxima correspondente a este dia; a segunda, das 12 às 18, e a terceira das 18 até a hora de recolher-te. Isto, para descanso do teu corpo e espírito e, em paz, haurir dos benefícios de um dia cristão. Não te esqueças: em qualquer momento de aflição ou dificuldade, abre ao acaso este manual e medita a máxima contida na página aberta, e assim terás a solução para teu problema. Graças a Deus.”

PRECE "O CAMINHO DA FELICIDADE"

Essa prece faz parte preparação que fazemos sempre na abertura de nossas sessões públicas. Para assistí-la em vídeo, clique no link a seguir - Higiene Mental.

"Conserva o teu coração livre do ódio e a tua mente livre da ansiedade. Vive simplesmente, espera pouco e dá muito. Encha a sua vida com amor. Espalha a luz. Esqueça-se e pense nos outros. Faça o que gostaria que lhe fizessem. Não fale mal de ninguém, e critique os seus próprios atos fazendo cuidadoso exame de suas ações diárias. Experimenta isso por uma semana e se surpreenderá. Faça cada manhã, antes de iniciar suas ações diárias, esta oração:

Foto - homem abrindo os braços diante de um nascer do sol“Senhor!

No silêncio desta prece

Venho pedir-Te a paz, a sabedoria, a força.

Quero sempre olhar o mundo com os olhos cheios de amor.

Quero se paciente, compreensivo, prudente. Quero ver além das aparências teus filhos, meus irmãos, como Tu mesmo o vês, e assim, Senhor, ver somente o bem em cada um deles.

Fecha os meus ouvidos a todas as calúnias.

Guarda minha língua de todas as maldades, para que só de bençãos se encha minh`alma.

Que eu seja tão bom e tão alegre, que todos aqueles que se aproximem de mim sintam a Tua presença.

Reveste-me da Tua Beleza, Senhor, e que no decurso deste dia, eu Te revele a todos”


HISTÓRIA DA “NOSSA” AVE-MARIA

Retrato falado de Maria de Nazaré, a partir de impressões do médium Chico-Xavier“Ave-Maria, / Tu és a graça plena”...começa o canto a ecoar pelo salão, enchendo de vibrações de ternura e paz os corações presentes, orvalhando de lágrimas os olhos mais sensíveis.

Para os novatos a curiosidade é geral. De onde vem esta letra de poesia tão simples e delicada? Como surgiu esta melodia tão suave e envolvente? Quem é o autor desta canção tão harmoniosa, capaz de em poucos minutos despertar nos presentes suas emoções mais ternas?

Para começar a esclarecer essas questões precisamos dizer que letra e música desta “Ave Maria” são de origem mediúnica, ambas de autoria do patrono de nossa Casa, Bezerra de Menezes.

A letra foi recebida pelo fundador e Orientador Geral de nossa Casa, Azamôr Serrão, através da psicografia, em 1963, juntamente com a bela mensagem que publicamos abaixo.

A música só veio a ser recebida – também psicográficamente - mais tarde, através de um outro médium, uma companheira nossa – cinco anos mais tarde!

O poema, que por si só já era admirável, tornou-se então absolutamente encantador, quando reunido à melodia que até hoje nos enebria, cuja partitura também publicaremos oportunamente.

Segue, então, para você, amigo leitor, freqüentador ou não de nossa Casa, esta canção tão querida. Que ela seja, para você e os seus, a nossa lembrança de Ano-Novo, e que lhe acompanhe em todos os dias vindouros, nos momentos de dor, quando sentir necessária o auxílio de nossa Mãe Santíssima:

“Filhos, o Consolador prometido pelo Rabi da Galiléia está plenamente identificado com o Espírito da Verdade, que através dos médiuns nos traz a Divina Mensagem; médiuns que antes da Codificação os antigos chamavam de profetas.

Os profetas anunciavam tudo a respeito do Salvador; das mais importantes às mínimas coisas. Os profetas eram homens a quem Deus concedia o privilégio de verem as coisas futuras. Por isso, eram também chamados de videntes. Gozavam de grande influência junto ao povo de Israel, porque por eles Deus enviava as Suas Mensagens, ora anunciando as Suas Vontades, repreensões e castigos, ora falando sobre a vinda do Redentor.

Esses profetas (ou médiuns) levavam uma vida santa, para que o Espírito Santo deles se servisse. Apesar da sua grande autoridade, até os reis lhes obedeciam. Já naquele tempo foram perseguidos e alguns mortos, porque falavam contra os vícios, e prediziam os castigos que às vezes não tardavam.

Vejamos profecias relativas ao Salvador:

Isaías, Cap. 7, vers. 14: “Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o seu nome será Emmanuel (Deus Conosco).”

Miquéias, Cap. 5, vers. 2: “E tu, Belém, chamada Efrata, tu és pequenina entre as cidades de Judá, mas de ti é que há de sair Aquele que há de reinar em Israel.”

Esta virgem que Deus fala aqui é a Mãe do Salvador prometido.

É Maria Santíssima, nosso anjo tutelar, a Mãe Simbólica de toda a humanidade.

Na Aldeia de Nazaré, na Galiléia, vivia uma jovem bela e virtuosa, em seu espírito virginal pela pureza de seu caráter. Os contemporâneos sabiam que ela, embora pobre, era descendente do rei David e estava prometida em casamento ao carpinteiro José. Mas não sabiam que era a enunciada pelos profetas, e a Mulher predestinada por Deus para ser a Mãe do Salvador.

Quando oramos a Ave-Maria, sentimos que A cheia de graça, a Mãe de Jesus, nos abençoa. Ao contemplarmos o infinito azulado, sentimo-nos envolvidos por seu manto e acariciados por esse afeto benfazejo, do coração nos sai uma prece de louvor:

                    AVE MARIA

                    Ave-Maria,
                    Tu és a graça plena
                    OH! Virgem pura e santa
                    Suave e sempre serena
                    Sublime que encanta

                    Ave-Maria,
                    Benditas sejas pelo fruto santo
                    Rainha casta de todos os amores
                    Abriga-nos com teu divino manto
                    Das fraquezas que nos tornam pecadores.

                    Ave-Maria
                    Entre todas as mulheres a mais formosa
                    Tão pura e cheia de graça és...
                    Que dos nossos corações damos as rosas
                    Que num buquê, depomos a teus pés.

                    Ave-Maria,
                    Ameno alívio de todas as dores
                    Vimos pedir-te a consolação
                    Suave perfume entre odores
                    Nos inspirando a Redenção

                    Ave-Maria
                    É o doce cantar das fontes
                    A natureza é só melodia
                    Sobem eflúvios da terra aos montes
                    Cantando teu nome com toda a harmonia
                    Ave, Ave, Ave-Maria.
                    

COLEÇÃO "O SOL DE CADA DIA"

São ao todo 52 frases, lidas sempre na abertura de nossas reuniões públicas, em ritmo semanal, antecedidas de uma breve explicação, nos seguintes termos: "Esta coleção, entitudada "O SOL DE CADA DIA", foi recebida por nosso inesquecível irmão, Azamor Serrão, fundador e Orientador Geral de nossa Casa". A autoria espiritual é de Ali-Omar, um dos nossos mentores. Em nosso canal no Youtube apresentamos também uma versão dessa mesma coleção em video (O SOL DE CADA DIA), que deixamos para apreciação e inspiração de todos os que desejarem conhecê-la...

  1. O SOL DE CADA DIA, QUE AQUECE E ILUMINA A TUA VIDA, TEM A INTESIDADE E A FORÇA DA TERNURA DO TEU CORAÇÃO.

  2. A PROPIEDADE REAL NÃO É AQUILO QUE TENS, MAS SIM AQUILO QUE ÉS.

  3. QUANDO PERDERDES O SOL, NÃO CHORES PARA QUE AS LÁGRIMAS NÃO TURVEM A TUA VISÃO E DEIXES DE VER AS ESTRELAS DA NOITE.

  4. A RECONCILIAÇÃO DEVOLVE O BRILHO DO SOL AOS QUE SE ENCONTRAM SOB A TEMPESTADE DO DESENTENDIMENTO.

  5. O ORVALHO DO ARREPENDIMENTO PERFUMA A ALMA E PURIFICA O CORAÇÃO.

  6. EM BELÉM UMA CRIANÇA NASCEU. ELA VEIO SALVAR OS HOMENS. HOMEM, SALVA TAMBÉM UMA CRIANÇA E RECEBERÁS A GRATIDÃO DAQUELA QUE NASCEU EM BELÉM.

  7. TODOS NÓS FAZEMOS PARTE DO GRANDE MSAICO DA VIDA E CONTRIBUÍMOS PARA SEU DESENHO. TAMBÉM PODES COLABORAR COM UMA PARCELA DE BEM PARA EMBELEZAR O MUNDO.

  8. SÊ BOM, SIMPLES E HUMILDE E CADA DIA DE TUA VIDA SERÁ BELO E PERFUMADO COMO AS PÉTALAS DA ROSA.

  9. A MÚSICA É O DIVINO PERFUME. A CARIDADE É MUSICA DIVINA. PERFUMA TUA ALMA COM A MELODIA DA CARIDADE.

  10. FAZE DA TUA VIDA UMA ROSA. ALEGRA-TE COM O SEU PERFUME, MAS NÃO TE ENTRISTEÇAS COM OS ESPINHOS QUE ELA TEM. ELES SÃO EXPERIENCIAS NECESSÁRIAS.

  11. SE ATIRAREM LAMA EM TUA ROUPA, NÃO TE DESESPERES QUERENDO LIMPÁ-LA DE IMEDIATO. DEIXA SECAR PRIMEIRO, DEPOIS DE SECA, COM UMA SIMPLES ESCOVA FACILMENTE A LIMPARÃO.

  12. SORRI SEMPRE. O TEU SORRISO É ESTIMULO DE ALEGRIA PARA OS QUE TE CERCAM. CADA DIA QUE NASCE É UM SORRISO DE DEUS, ESTIMULANDO AS NOSSAS ESPERANÇAS.

  13. SE QUERES TORNAR-TE VALOROSO COMO O DIAMANTE, SÊ PURO COMO O LÍRIO, PARA QUE TEU BRILHO SE REFLITA COMO A LUZ DO SOL,QUE NASCE PARA TODOS, MAS SÊ SIMPLES COMO A POMBA E HUMILDE COMO A VIOLETA, SE QUERES SER CRISTÃO.

  14. O TEU PENSAMENTO ARQUITETA A TUA VIDA. PENSA BEM E VIVERÁS MELHOR.

  15. O AMOR DA TUA ALMA REFLETE EM TEUS GESTOS A BELEZA DO TEU ENTENDIMENTO.

  16. TEU GESTO DE TERNURA É GOTA DE LUZ QUE SE IRRADIA DA PUREZA DO TEU CORAÇÃO.

  17. SE AMAS, ENSINARÁS AOS OUTROS A AMAR E A TUA PASSAGEM SERÁ LEMNBRADA COM AMOR.

  18. DA UNIÃO DO AMOR COM A INSPIRAÇÃO NASCEM AS SUBLIMES VIRTUDES, FILHAS DA DIVINA POESIA: A FÉ, A ESPERANÇA E A CARIDADE.

  19. A ESTRADA DA EVOLUÇÃO É IMENSA, MAS A DISPOSIÇÃO DO PRIMEIRO PASSO MANTERÁ A TUA FÉ, COM A QUAL VENCERÁS OS MUITOS QUILÔMETROS A PERCORRER.

  20. CRITICAR OS DEFEITOS DOS OUTROS NÃO É JUSTO, PORÉM OBSERVAR E DISCERNIR É NECESSÁRIO.

  21. EXEMPLIFICA ENSINANDO, CORRIGE CONSTRUINDO.

  22. QUE A CRUZ DO SACRIFICADO NÃO SEJA MADEIRO DA TUA ADORAÇÃO, MAS QUE A LUZ DO PRÓPRIO CRISTO SEJA TUA INSPIRAÇÃO NOS CAMINHOS DA VIDA.

  23. O QUE FAZES HOJE VALE O DOBRO DO QUE DEIXAS PARA FAZER AMANHÃ.

  24. CRÊ EM DEUS E CREARÁS EM TI. TUA FÉ TE FORTALECERÁ PARA A ESPERANÇA NOS CAMINHOS DA VIDA.

  25. NÃO CHORES. A TUA DOR É OPORTUNIDADE QUE TE DESPERTA PARA O AMOR PELOS QUE TE CERCAM E PARA A FÉ QUE, COM HUMILDADE, TE LEVA A BUSCAR O SOCORRO NO CRISTO, O DIVINO MÉDICO.

  26. SE DESEJAS O CÉU TU O ACHARÁS, TUAS VIRTUDES TE LEVARÃO A ELE, MAS TEUS VICIOS TE AFASTARÃO DELE, POIS O CÉU NÃO É UM LUGAR DETERMINADO, MAS SIM UM ESTADO D’ALMA.

  27. O CIUME NASCE DO EGOISMO; O AMOR NASCE DO SENTIMENTO. O CIUME É PAIXÃO E DESEQUILÍBRIO; O AMOR É DEDICAÇÃO E CONFIANÇA.

  28. NÃO DESPREZES OS PEQUENINOS. AJUDA-OS COM CARINHO E BONDADE, SORRINDO SEMPRE. UM PÁRIA, MUITAS VEZE, ESTÁ MAIS LIGADO AO PODER DIVINO DO QUE PARECE.

  29. CONTINUA A FAZER O BEM, APESAR DA INGRATIDÃO DOS QUE NÃO TE ENTENDEM. IMITA O RIO, CUJA CORRENTE NÃO SE DETÉM E RECOLHE AS PEDRAS QUE LHE ATIRAM, SEM RECLAMAR, ATÉ QUE UM DIA ALCANÇA O GRANDE OCEANO.

  30. EXERCITA A TUA VONTADE, TORNANDO-TE FORTE PARA LUTARES CONTRA AS TUAS PRÓPRIAS FRAQUEZAS.

  31. NÃO TE DESESPERES HOJE. ESPERA MAIS UM POUCO; O AMANHÀ ESTÁ PRÓXIMO.

  32. A CRIANÇA É UMA ERVA TENRA QUE COMEÇA A GERMINAR. CUIDA DELA COM CARINHO, INSTRUINDO-A PARA O BEM E TORNA-SE-Á ÁRVORE NOBRE DE FRUTOS ABENÇOADOS.

  33. SÊ COMO A ROSA. O TEU PENSAMENTO PURO PODE SER IGUALADO AO SEU PERFUME. A TUA BONDADE PODE SER COMPARADA COM A BELEZA DA PÉTALA.

  34. ORA COM ARDOR E O ORVALHO DIVINO CONSOLAR-TE-Á AS AFLIÇÕES QUE TE OPRIMEM.

  35. ENXUGANDO AS LÁGRIMAS DE UMA CRIANÇA ABANDONADA, SOCORRENDO O HOMEM ABATIDO, ABRIGANDO O VELHO NECESSITADO, TERÁS O ALÍVIO DE TUAS AFLIÇÕES E NECESSIDADES.

  36. COM AS ASAS DA ORAÇÃO TE ELEVARÁS ACIMA DAS TEMPESTADES DA VIDA.

  37. ENSINA AS CRIANÇAS A SORRIR. AMPARA-LHES O ENTENDIMENTO; EDUCA-LHES A MORAL, INSTRUINDO-AS COM AMOR, E ESTARÁS CONSTRUINDO O CÉU QUE ALMEJAS.

  38. PERDOA INDEFINIDAMENTE QUANTAS VEZES TE OFENDEREM. O CRISTÃO DEVE TER O CORAÇÃO PURO, SEM MÁGOAS E SEM RANCOR.

  39. A MULHER É AMOR SUBLIME, A MENSAGEM DA VIDA, CUJA MISSÃO SE EMBELEZA E ILUMINA PELA VENTURA DE SER MÃE.

  40. MUITOS SÃO OS CAMINHOS, MAS TODOS NÓS ASPIRAMOS O ÚNICO CAMINHO, QUE É JESUS.

  41. SE QUERES A FELICIDADE, BUSCA-A NOS LUGARES FÉRTEIS DE TEU PRÓPRIO ESPÍRITO.

  42. O TEU LAR NÃO SURGIRÁ MILAGROSAMENTE CRISTÃO. TU MESMO O TORNARÁ UM SANTUÁRIO DOMÉSTICO COM A FÉ EM TEU LABOR, COM RESIGNAÇÃO, PACIÊNCIA, TOLERÂNCIA E FRATERNIDADE.

  43. EVANGELHO MEDITADO FALA SEMPRE AO CORAÇÃO. EVANGELHO PRATICADO É PERMANENTE ORAÇÃO.

  44. ESFORÇANDO-SE PARA AJUDAR OS OUTROS A GALGAR A ESCALA DA EVOLUÇÃO, SUBIRÁS MUITOS DEGRAUS SEM QUE O PERCEBAS.

  45. AS FLORES, AS CRIANÇAS E A MÚSICA SIMBOLIZAM A TRINDADE DA POESIA QUE EMBELEZA A VIDA.

  46. OS TRÊS PONTOS CARDEAIS DA VIDA SÃO A BONDADE QUE ILUMINA, A ESPERANÇA QUE A SUSTENTA E A FÉ QUE A CONDUZ.

  47. O HOMEM SEM FÉ É UM CADÁVER. TEM FÉ E VIVERÁS.

  48. SE A TEMPESTADE DA VIDA TE ATORMENTA, ALÇA A TUA FÉ NAS ASAS DA BOA VONTADE E ALCANÇARÁS UM CÉU AZUL DE TRANQUILIDADES.

  49. AS TUAS AFLIÇÕES E NECESSIDADES SERÃO ESQUECIDAS COM O SOCORRO QUE DERES ÀS AFLIÇÕES E NECESSIDADES DOS OUTROS.

  50. PERDOANDO SEM RESTRIÇÕES AOS QUE TE OFENDEM, INCLINAS COM HUMILDADE A TUA ALMA PARA DEUS, QUE CONSTANTEMENTE TE PERDOA.

  51. TEU PENSAMENTO É O PERFUME DE TUA PRÓPRIA ALMA.

  52. A TUA PAZ DEPENDE DA PAZ QUE DÁS AOS OUTROS.

OS DEZ MANDAMENTOS PARA OS MÉDIUNS

Mandamentos para os médiuns em trabalho, ditados pelo Espírito de IGNÁCIO BITTENCOURT.

Retrato de Ignácio BittencourtPara que te unas à faixa do Senhor observa estes preceitos, abrindo teu coração ao Mestre:

  1. Nunca duvides de uma intuição. O bom médium já sabe sentir as vibrações de seu mentor a orientar-lhe os passos nos caminhos dúbios;

  2. Confia na assistência espiritual à qual te ligaste, entregando-lhe confiante a todos os trabalhos para que fores designado, com humildade, dando de ti o que tiveres de melhor;

  3. Busque teu pensamento, na prece, as ligações do fio que te unirá ao Cristo, fugindo sempre a pedidos pessoais e entregando-te à oração silenciosa, sabendo, desde já, que mais do que tudo te vê o Senhor e, portanto, já te dará, o que fizeres por merecer e que te for benefício;

  4. Paciência para com os companheiros de reunião. Ajuda os mais fracos de pensamento e ora pela fortaleza dos laços seguros dos Superiores;

  5. Orienta, quando chegar a tua vez de falar, ciente de que és instrumento do Senhor aos ouvidos do público e, naquele momento, é por tua palavra que virão as mensagens do Alto;

  6. Prepara-te para receberes a assistência dos Orientadores Espirituais, purificando definitivamente teu corpo, teus pensamentos, não somente em dias de trabalho mas sempre, para que não fiques a beira do caminho e sejas, cada vez mais, veículo de expressões de amigos de alta espiritualidade;

  7. Confia nas orientações das páginas que chegarem a ti, porém sempre as julgando dentro dos preceitos do Cristo. É preciso merecermos as bençãos do Alto para que elas possam chegar até nós;

  8. Quando a doença física te debilitar o corpo material, usa dos recursos em que a ordem te venha do Alto a dizer-te se estás ou não capacitado para os trabalhos do Senhor naquele dia, pois Jesus não exige de nós holocaustos. É preciso, às vezes, guardarmos a matéria para melhor servir amanhã;

  9. Não te envaideças com as novas posições que fores galgando no caminho. A tendência é, e sempre será, de subir para todos aqueles que se dispõem a servir ao Senhor; usa firmeza ou brandura a se mesclarem num equilíbrio ideal para não humilhares os companheiros que estavam lado a lado contigo, mas que agora irás conduzir;

  10. Enfim, entrega-te serenamente aos desígnios dos superiores, pois quem não sabe obedecer jamais poderá ser líder; o mundo é condição de júbilo e o utilizarmos amorosamente a servir. Sê exemplo, humilhando-te, às vezes, para que do Alto venha a certeza de que segues o Cristo integralmente.

A Paz de Deus esteja com todo aquele que conseguir se diminuir para subir mais servo ao Senhor.

Jesus vos abençoe hoje e sempre;

Do irmão e amigo

IGNÁCIO BITTECNCOURT

(Trecho do volume "A Mediunidade Cristã é a Antena Celestial", de Azamor Serrão, 1968 - ainda inédito.)

PARA SABER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE NOSSA CASA ACESSE A PÁGINA NOSSA HISTÓRIA.

VISITE TAMBÉM O MUSEU VIRTUAL BEZERRA DE MENEZES, COM TUDO SOBRE A VIDA E A OBRA DE NOSSO PATRONO.

CONHEÇA IGUALMENTE A BELA COLEÇAO DE MENSAGENS DE NOSSO PATRONO, RECEBIDAS PELA ABENÇOADA MEDIUNIDADE DE AZAMOR SERRÃO, NA PÁGINA MENSAGENS DE BEZERRA DE MENEZES.